quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PRECONCEITO





E aí, pronto pra mudar o imudável?
Se você age com desprezo ou falta de respeito sobre alguém por conta da sua cor, classe social, estilo de vida ou alguma coisa do tipo, meu texto hoje é dedicado pra você!
Falaremos aqui sobre pessoas que sofrem descriminação, falta de respeito ou preconceito e de pessoas que exercem esses atos.
Me pergunto aqui logo no começo, onde começou esse tal do preconceito, esse julgamento criado para inferiorizar alguém, menosprezando algum grupo de pessoas somente para sei lá, se sentir melhor? Seria um medo que essa pessoa diferente de você faça alguma coisa melhor que você?
Quantas cenas não vemos no nosso dia a dia com pessoas mais novas falando que algum idoso é caduco, lento ou só serve para atrapalhar? Lamentável, não é mesmo? Às vezes nem a vaga na fila do banco damos a eles. Devíamos é ter mais paciência, dar mais importância e escutar o que realmente essa pessoa tão vivida e com tantas experiências tem a nos ensinar.
A descriminação pode ser feita a um deficiente físico também, que já tem tanta dificuldade enfrentada no seu caminho, como calçadas cheias de buracos, dificuldade de locomoção normal e através de serviços públicos, entre outros tantos obstáculos encontrados a todo momento. Deficiente que dirige também enfrenta a falta de respeito de outros condutores, que mesmo sabendo que a vaga destinada a eles param o carro ou como vi em uma reportagem a tempos atrás, estavam colando adesivos nos carros para pegarem a vaga de deficientes, sem precisar. Nessa classe podemos ajudar, facilitando diversas situações e infelizmente às vezes nos fazemos de despercebidos ou pior, menosprezamos a capacidade de algum deficiente que exerce a função em alguma empresa.
A classe social também é um alvo de preconceito, julgando alguém por ela ter menos dinheiro, não ter boas condições de vida, generalizando um grupo todo, sem separar bons de ruins. A oportunidade quando é bem destinada, dada a uma pessoa que realmente mereça e queira, quando é bem aproveitada é um caminho certo para o progresso financeiro.
Diferentes “tribos” são julgadas diariamente por seu modo de vestir, falar, ou pensar. As vezes por uma calça rasgada, cabelo despenteado, piercing ou tatuagem. Devemos avaliar uma pessoa por suas atitudes continuas e modo de agir, para aí sim pode dizer se é boa ou ruim. Nem por isso vou encher meu corpo de tatuagem e piercings, tudo tem limite, um ou outro tudo bem. Mas gosto é gosto, cada um faz o que quer...
Preconceito é algo do passado, que pensa assim está atrasado, não anda junto com o mundo e não sabe olhar pra si mesmo para ver que também é diferente de alguém, tem qualidade e defeitos como todos os humanóides que habitam este planeta tão diversificado. Sem peso na consciência e sem julgamento, quanto mais um julgamento preconceituoso.
Vamos ajudar para sermos ajudados, a humanidade caminhando junto, passo a passo para um mundo melhor, com mais igualdade e menos diferença entre as pessoas.
VAMOS NOS AJUDAR!
ABRAAAAX





Conversa de amigos:



Lidi Bachega:
Bom,o que é preconceito afinal?
São diversas as opiniões em relação a esse assunto né? Eu classifico como ignorancia...sim, porque ao julgar uma pessoa seja por sua raça, opção sexual ou outros motivos sem fundamento, só prova sua falta de conhecimento em relação ao assunto! Algumas medidas já foram tomadas na tentativa de erradicar esse mal que vive em nossa sociedade. Porém, algumas dessas medidas, na minha opinião, só prejudicam ainda mais. Um exemplo disso é a cota para negros, não entendo o fundamento dessa lei, afinal eles têm a mesma capacidade que nós. Solução para esse problema existe sim, só precisamos olhar mais para nós mesmos, ao invés de muitas vezes chamar os outros de 'preconceituosos'. Acredito que todos que estão lendo isso, alguma vez já julgou mal alguém, seja por suas atitudes ou até mesmo por sua aparência, o que não nos dá direito de classificar ou condenar ninguém, pense nisso...



Laura Bucaretchi:
Preconceito. Do latim prejudicium; designa um julgamento prévio rígido e negativo sobre um indivíduo ou grupo. Como já diz o Dicionário Enciclopédico: julgamento PRÉVIO. E como podemos julgar algo ou alguém antes mesmo de conhecê-los?
O preconceito vem desde sempre, de muito tempo atrás e mesmo assim, até hoje ele existe. E ainda é forte, e humilhante. Antigamente, o preconceito praticamente se baseava nos mais pobres ou nos negros. Hoje em dia, ele se baseia em muito mais do que isso, fazendo com que pessoas fiquem tristes e se sintam desprezadas por serem o que são.
Além de tudo isso, existem rótulos, bullying... que são fatos que deveriam ser levados mais a sério por muitas vezes terem uma consequência fatal.
Somos todos iguais, seres humanos. Nossas características, gostos e opiniões mudam entre um e outro, mas o que não se deve mudar nunca, é o caráter. Este sim faz um homem valorizar o que tem e o que o outro tem, como se fossêmos um só.

Um comentário:

  1. A questão da cota de negros acima: você está julgando simplesmente de forma superficial, quem é você para julgar que um negro teve as mesmas oportunidades que você ?
    Na historia eles sofreram a humilhação da escravidão até 100 anos a traz( você sabe o que representa 100 anos na historia ? NADA! )e agora você vem colocar palavras vazias aqui!Um negro é descriminado ate hoje e sim eu sei que isso diminuiu bastante, não coloque simplesmente que acha que isso é preconceito nos estamos muito longe ainda de qualificar o Brasil como um pais realmente evoluído a ponto podermos deixar por exemplo o voto ser voluntario, retirar cotas em faculdades...
    Vou lhe dar um simples exemplo minha tia tem um funcionario negro que certo dia estava na caixa federal para emitir seu cpf, assim que ele saiu da caixa e andou 100 metros a policia o parou obrigou a colocar as maos na parede revistou e agredio, porque o confundiram com um ladrao que tinha roubado uma loja ali perto (me pergunto se isso teria acontecido com certas pessoas)
    Acho que chega de criticas aqui!
    Quando julgar algo espero que tenha fundamentos e algo conciso e coeso para dizer certo ?

    ResponderExcluir