quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Vestibular.


Bom, devido a uma pesquisa que ando fazendo aqui no blog, e que indicou que 100% dos meus leitores têm entre 15 e 25 anos, vou escrever sobre algo que muitos de vocês passaram ou vão passar, o vestibular.
É algo que deixa muita gente de cabelo em pé durante o ano todo.
Passam sua infância, adolescência e começo da vida adulta pensando sobre que faculdade vai prestar e que curso vai fazer.
Parecia que tudo estava planejado a vida toda, já sabia que faculdade prestaria e que curso faria. Você estava certo do rumo para sua vida, mas apenas parecia. Tenho certeza, que muitos de vocês que enfrentaram ou estão enfrentando o vestibular, na hora de fazer a sua inscrição, parou alguns segundos na alternativa do curso que iria escolher. Se você está prestes a fazer sua inscrição e ainda nem sabe o que vai fazer, fica tranqüilo, isso é a coisa mais normal do mundo. É talvez, a decisão mais importante pra sua vida, até o momento. É algo que você vai escolher e que com certeza, fará seu destino ir para cá ou para lá. Vá com calma, estude todas as profissões, não só a vida profissional, mas também o período da faculdade. Veja que matérias você vai ter, que rumo sua profissão pode te levar e principalmente, converse com profissionais da área, isso é muito importante.
Algumas pessoas escolhem sua profissão para seguir o caminho do pai, outras escolhem por aquilo fazer parte durante toda sua vida, outras pessoas escolhem pelo lado financeiro, eu particularmente, indicaria a você ir pelo caminho do seu gosto, do que você quer para sua vida. Não adianta você querer ser um médico, sendo que não gosta de pessoas e nem de doenças, aí fica difícil.
Eu mesmo, já larguei um curso e duas faculdades, e como eu disse, isso é a coisa mais normal do mundo.
Falando em faculdade e curso, quero dar um toque em vocês. Nunca pensem que você estudou demais na sua vida, que faculdade vai ser só mamata. Você está enganado, a faculdade vai te mostrar que você tem que estudar muito mais do que já estudou.
Ainda falando do vestibular, o dia parece que nunca mais vai chegar, não é mesmo? E quando chega, parece que você não está preparado, que tudo que estudou não foi o suficiente. Mas, mais uma vez, fica tranqüilo, foi o suficiente, sim! Você se esforçou ao máximo e tudo que tem que ser feito agora, é ir fazer a prova e mais uma vez, ficar tranqüilo.
Não adianta você querer ir pela pressão, pela raiva ou pelo nervosismo, o melhor caminho é ir pela confiança e pela calma, isso te ajudará muito.
Fugindo um pouco desse lado e abrangendo outro, eu particularmente sou completamente contra esse vestibular de competição, esse mundo de minha faculdade é melhor que a sua. É claro que tem faculdade que te proporciona melhores mestres, mas quem faz você ser um bom profissional ou não, é você mesmo, com seu esforço e dedicação.
Eu até tenho uma teoria que gira em torno disso tudo, que é a parte política. Você já pensou se o governo der vagas publicas para toda a população? Acabaria com o intuito das escolas privadas e dos cursinhos preparatórios. Se tem vaga pra todo mundo, ninguém precisa se matar estudando, mas eu ficar falando, também não vai mudar em nada.
Eu venho aqui, desejar uma boa sorte a todo mundo que vai prestar vestibular no fim do ano. Espero ter ajudado em algo positivo.
E se não der certo esse ano, fica tranqüilo, você está só no começo da vida.
Um abração a todos.

Um comentário:

  1. Concordo, tem gente que pensa que nao passar na primeira ou segunda tentativa quer dizer que nao tem capacidade. Coloque uma coisa na sua cabeça... Vestibular é uma prova que avalia milhares de pessoas para 40 vagas... Eai? Difícil não?! Portanto nao desanime, eu ainda nao desanimei.

    ResponderExcluir