quinta-feira, 7 de outubro de 2010

RECORD, A TRAPACEIRA


Antes de criar o blog, eu tinha algumas idéias na cabeça, algo que eu observava e que poderiam ser temas. A de hoje, era uma delas.
Demorei, mas vou falar sobre quem sonha em um dia ser a número um do Brasil, A Rede Record de Televisão.
Até alguns anos atrás, haviam duas emissoras que brigavam pela liderança do público, que era SBT e a GLOBO. Sempre com a Globo tendo uma boa vantagem sobre a segunda colocada, o SBT. E o que eu achava bem bacana nisso tudo, era que a Globo liderava sem ofender o SBT, e o SBT sustentava a segunda colocação sem precisar ficar criticando a primeira colocada.
Mas com o passar dos anos, apareceu uma outra emissora. A chamada Record, que investiu muita grana, em aparelhos de ultima geração, em tecnologia de ponta e em profissionais, estes que na maioria das vezes, vinham de uma tal de Globo.
É até bacana esse tipo de coisa, da mais amplitude para o telespectador e mais oportunidade para que outros profissionais apareçam na mídia, exercendo seu talento tranquilamente.
O que eu acho errado, intrigante, desleal e absolutamente antiético, é você ficar falando mal do seu concorrente. É chegar a um ponto de fazer um dos seus programas de maior audiência, (que foi um programa copiado), todo voltado para criticar, rebaixar e tentar roubar a audiência do seu “adversário”. Apenas por seu concorrente ter noticiado algo que estava na capa de todos os jornais, que foi quando o líder da Record e da Igreja Universal passou por problemas com a lei.
É dever de toda e qualquer mídia, levar informação aos seus seguidores. Uma informação verdadeira, e que naquele caso pareceu e muito.
Ainda no ponto de um falar mal do outro, quando eu assistia um programa sobre economia no “Record News”, o apresentador do qual eu não me recordo o nome, um que antigamente também trabalhava na globo, falou a seguinte frase “Quando eu trabalhava naquele canal, aquele do qual eu não lembro o nome, que lidera hoje, como chama mesmo?”. O cara pra fazer isso tem que ser no mínimo um profissional sem profissionalismo.
Você trabalha em um local durante anos, recebe salário certo, trabalha em um turno correto e quando é contratado pelo concorrendo sai e faz isso? Que profissional você é?
Outro ponto que incomoda e bastante são as copias de programas. A Fazenda nitidamente copia o Big Brother (que também é um programa que copiou outro). As telenovelas são uma busca constante de tentar chegar ao nível das telenovelas da globo. Quando não falamos do Domingo Espetacular, que é apresentado aos domingos, e que, claramente imita o Fantástico, entre outros tantos programas. Eu só não falo da programação da madrugada, pois essa não é copiada, a Igreja Universal pagou muitas vezes mais dinheiro, do que o horário vale, para ter a programação toda dela, e na Globo não acontece isso.
Alguns anos atrás a Record comprou os direitos de transmissão de alguns eventos mundiais. Você já reparou que sempre que a Record faz propaganda dos eventos, ela não fala bordões como: “Vai, Brasil”, “Brasil, nas Olimpíadas”, e pelo contrário, fala, “Record, o canal oficial das Olimpíadas no Brasil”, se promovendo e querendo desmerecer os concorrentes? Pois é isso que acontece.
Por traz de muito ódio, existe muita admiração.
Eu não digo que a programação da Record é ruim, não foi isso, disse apenas que a política apresentada pela tal, é mesquinha e de baixo nível.
Chega de copias e plágios, vamos praticar a originalidade e buscar a melhora, sempre levando o respeito e a ética em primeiro lugar.
Não acho 100% correta algumas atitudes da globo, mas em outra oportunidade falarei dela também.
Abraços, e até a próxima, se Deus quiser.


Conversa de amigo:

Lucas S. Gissi
Eu acho que a Record não tem qualidade pra ficar no topo das audiências
e a estratégia deles vem sendo atacar as outras emissoras, como por exemplo a Globo.
Outra coisa que eu acho um absurdo é uma Igreja que usa o dinheiro dos seus dízimos pra
comprar canais de televisão, mansões, iates, etc etc etc.. O maior erro que eles fazem é
misturar a Igreja, Deus, com o "mundo do dinheiro", lembrando
que não sou um
"defensor da Rede Globo" onde também tem muitas coisas que não concordo, mas essas
pessoas que se consideram "padres" na Record não me enganam igual esses "fiéis cegos" não...

Um comentário:

  1. Luís Filipe Baraldi Laraia8 de outubro de 2010 às 08:39

    Concordo com a opinião do autor, que critica a postura da Rede Record de televisão. São apelativos e desleais, beirando o ridículo em algumas situações. Contudo, penso que a Rede Globo de Televisão não mantém uma postura critica imparcial, o que talvez seja pior, dada a abrangência e a amplitude dos sinais desta última. O Jornalismo deve ser imparcial e, sobretudo, brigar pelo pluralismo político, respeitando opiniões adversas. Creio que nenhuma das emissoras mencionadas compartilhem tal princípio.

    ResponderExcluir