quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Vestibular.


Bom, devido a uma pesquisa que ando fazendo aqui no blog, e que indicou que 100% dos meus leitores têm entre 15 e 25 anos, vou escrever sobre algo que muitos de vocês passaram ou vão passar, o vestibular.
É algo que deixa muita gente de cabelo em pé durante o ano todo.
Passam sua infância, adolescência e começo da vida adulta pensando sobre que faculdade vai prestar e que curso vai fazer.
Parecia que tudo estava planejado a vida toda, já sabia que faculdade prestaria e que curso faria. Você estava certo do rumo para sua vida, mas apenas parecia. Tenho certeza, que muitos de vocês que enfrentaram ou estão enfrentando o vestibular, na hora de fazer a sua inscrição, parou alguns segundos na alternativa do curso que iria escolher. Se você está prestes a fazer sua inscrição e ainda nem sabe o que vai fazer, fica tranqüilo, isso é a coisa mais normal do mundo. É talvez, a decisão mais importante pra sua vida, até o momento. É algo que você vai escolher e que com certeza, fará seu destino ir para cá ou para lá. Vá com calma, estude todas as profissões, não só a vida profissional, mas também o período da faculdade. Veja que matérias você vai ter, que rumo sua profissão pode te levar e principalmente, converse com profissionais da área, isso é muito importante.
Algumas pessoas escolhem sua profissão para seguir o caminho do pai, outras escolhem por aquilo fazer parte durante toda sua vida, outras pessoas escolhem pelo lado financeiro, eu particularmente, indicaria a você ir pelo caminho do seu gosto, do que você quer para sua vida. Não adianta você querer ser um médico, sendo que não gosta de pessoas e nem de doenças, aí fica difícil.
Eu mesmo, já larguei um curso e duas faculdades, e como eu disse, isso é a coisa mais normal do mundo.
Falando em faculdade e curso, quero dar um toque em vocês. Nunca pensem que você estudou demais na sua vida, que faculdade vai ser só mamata. Você está enganado, a faculdade vai te mostrar que você tem que estudar muito mais do que já estudou.
Ainda falando do vestibular, o dia parece que nunca mais vai chegar, não é mesmo? E quando chega, parece que você não está preparado, que tudo que estudou não foi o suficiente. Mas, mais uma vez, fica tranqüilo, foi o suficiente, sim! Você se esforçou ao máximo e tudo que tem que ser feito agora, é ir fazer a prova e mais uma vez, ficar tranqüilo.
Não adianta você querer ir pela pressão, pela raiva ou pelo nervosismo, o melhor caminho é ir pela confiança e pela calma, isso te ajudará muito.
Fugindo um pouco desse lado e abrangendo outro, eu particularmente sou completamente contra esse vestibular de competição, esse mundo de minha faculdade é melhor que a sua. É claro que tem faculdade que te proporciona melhores mestres, mas quem faz você ser um bom profissional ou não, é você mesmo, com seu esforço e dedicação.
Eu até tenho uma teoria que gira em torno disso tudo, que é a parte política. Você já pensou se o governo der vagas publicas para toda a população? Acabaria com o intuito das escolas privadas e dos cursinhos preparatórios. Se tem vaga pra todo mundo, ninguém precisa se matar estudando, mas eu ficar falando, também não vai mudar em nada.
Eu venho aqui, desejar uma boa sorte a todo mundo que vai prestar vestibular no fim do ano. Espero ter ajudado em algo positivo.
E se não der certo esse ano, fica tranqüilo, você está só no começo da vida.
Um abração a todos.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Direitos Humanos.


Bom dia, tudo bem?
Assistindo ao filme Tropa de Elite me deparei com uma situação que me incomoda a tempos, e que me despertou algo para escrever aqui. É aquele pessoal que aparece defendendo os bandidos, os traficantes e qualquer presidiário que tenha cometido um crime, e que geralmente são chamados de defensores dos direitos humanos.
Ta certo, todo ser humano tem seu direito de um bom trabalho, de uma boa moradia, de uma boa alimentação, direito de ir e vir. Ter o direito básico, que todo mundo deve receber. Direito por ser um bom cidadão, repito, um BOM cidadão.
Mas em meio a tudo isso, existe um lado dos direitos humanos que ultrapassa qualquer limite. Que é querer que um cara que matou um pai de família tenha uma vida comum, junto a sociedade. Que ele coma a melhor comida do mundo, que ele tome sol várias vezes ao dia, que fique com menos pessoas possíveis em sua cela. Mas me responde um negócio, ele pensou no direito humano do pai de família que ele matou roubando no sinaleiro? Ele pensou antes de levar o carro do cidadão que trabalhou exaustivamente todos os dias para ter um bom carro e ser abordado e perder esse carro? Então, por que nós, homens de bem, devemos ter “dó” ou zelar por um bem que ele não fez pelo outro?
É justo ter que investir em mais celas para conforto de um bandido e não investir em educação ou saúde?
É como no próprio filme TROPA DE ELITE relata, o cara fez uma rebelião na cadeia para matar seus inimigos e depois que ele acabou com tudo, manda chamar um defensor dos direitos humanos. Por que ele não chamou o defensor dos direitos humanos pro outro bandido que estava preso, antes de ser morto por ele?
Poderia ser até cômico, se não fosse trágico.
Até um ponto, deve ter alguns direitos aos bandidos, sim. Trabalhar todos os dias dentro da prisão, para pagar o que é gasto com ele na cadeia, limpar sua cela diariamente, confeccionar suas próprias roupas e pagar por seu crime corretamente.
Não digo que devemos judiar, maltratar, humilhar, não é nada disso. Só não quero que me venha com um papo de “coitadinho, ele não ta fazendo mal pra ninguém, ele é bonzinho”. Assassino, que mata pessoas de bem, não são bonzinhos e nem humanos.
Eu defendo os direitos humanos a quem merece. A qualquer homem que lute por sua família e por sí, usando de um caminho legal e digno. Defendo os direitos humanos a uma criança que não tem um prato de comida para almoçar ou um leite para se alimentar. Defendo os direitos humanos a qualquer povo que sofra com a guerra causada por seus lideres. Defendo os direitos humanos a toda população que sofreu com algum fenômeno natural.
Mas não me venha falando que existe algum pobre coitado atrás das grades, que mereça ter a vida igual a de um cidadão que batalha todos os dias por seu pão.
Não culpe policiais, por bandidos que foram mortos enquanto roubavam ou traficavam.
Direito humanos a quem merece, e não a quem destrói uma vida ou uma família.

Conversa de amigo:

Luís Filipe Baraldi Laraia disse...
O tema desta semana é relamente polêmico! Qual seria a real função dos direitos humanos? Antes de fazermos quaisquer julgamentos que generalizem uma suposta incoerência dos defensores destes, devemos lembrar que existe todo um processo social evolutivo neste pensamento. Vejamos as prisões. Pra que servem? - Para punir e ressocializar o ser humano que cometera algum crime. Por quê? Porque se apenas punirmos, este criminoso nunca entenderá o real motivo pelo qual fora punido. Ora, somos homens, e como tais, devemos nos preocupar com a "humanidade". Se tratarmos um criminoso tal como ele se comporta em sociedade, estaremos padronizando um comportamento desumano. Explico: O parâmetro passará a ser o crime, nos levando à um caminho perigoso, e talvez sem volta, de um mundo desumano por completo. Daí a importância dos direitos humanos, que servem para preservar os valores que nos diferem dos outros animais, tais como a compaixão, a dignidade, o amor e outros, tão importantes quantos estes.
Se desistirmos dos direitos humanos, desistiremos do homem, e quando isto acontecer, com certeza será o fim da humanidade.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Feriadão


Ta tudo tranquilo, o mundo ta de bem, a vida ta uma beleza. Não tenho preocupações, não preciso acordar cedo e o que me ta sobrando é o descanso. Do que mais eu poderia estar falando, se não do bom e velho feriadão de segunda feira.
Eu não quero nem saber do esforço que foi feito pra que hoje eu não tenha que fazer esforço nenhum, só quero, é ficar na rede, tomar minha cerveja e não ter que pensar no amanhã.
Os feriados foram feitos para que seja dedicado um dia inteiro a uma pessoa, a um movimento, a algo relacionado a religião, a um grupo ou qualquer outro motivo que acharam que seria importante não trabalhar e não mover um dedo nesse dia.
No feriado a galera só quer curtir, sair pra tomar uma cerveja no dia antes e no feriado também. Algumas pessoas saem para visitar a família, outras aproveitam para viajar para praia, para o campo ou para qualquer lugar que ele possa achar que é bom.
Um bom motivo para se gostar de feriado, é você matar a saudade de tudo que fica longe de você. Ter saudade é bom, mas matar a saudade é melhor ainda. Tem gente que fica o ano todo longe de nós, e se não fossem os feriados, iam ficar muito mais tempo.
É realmente um momento de paz física e mental.
O feriado pode ser qualquer dia da semana ou do mês, desde que, claro, não seja em um sábado ou domingo, se não, nem é feriado. Pra mim, dia certo de feriado é terça ou quinta, que aí você já embola tudo e fica certíssimo.
Você já pensou se não existissem os feriados, trabalhar e estudar todos os dias da semana, sem ter uma folguinha? Domingo é rotina, não conta.
Falando em feriado, Felipe Melo, você ainda me deve um, não pense que eu esqueci, não!
Nem todo feriado é bacana e legal. Tem o dia de finados, o dia triste. É dia de ver nossos entes queridos, que hoje, não convivem mais com nós, mas que devemos prestar toda e qualquer homenagem a eles, por também merecerem um dia.
Mas vamos falar de coisas alegres, afinal, sinônimo de feriado é alegria, curtição, descanso e sossego.
Tava pensando aqui, se todo mundo que é bom recebe uma homenagem, tendo um dia de folga no país, por que não, não fazer um feriado para o feriado? Hoje é feriado do feriado e todo mundo deve ter folga!
Eu nem sei quem começou com essa historia de feriado, da onde veio e por onde veio, mas eu gosto muito, tenho certeza que você também.
Essa semana foi toda quase de feriados aqui e lá, daqui uns dias terão outros. Então, não vamos perder a oportunidade de sair para aproveitar ao máximo, tomando suas cervejas, fazendo suas viagens, reunindo a família e os amigos.
Bom feriado, pra você e pra mim. Aproveitem bastante.


Conversa de amigo:

Gabs:
Todo mês que tem um feriadão é bem vindo., ainda mais se são aqueles feriados que da pra emendar tudo.
Um feriado bem aproveitado você não pode deixar de dar uma descansada, acordar tarde todos os dias, ser preguiço e beber com os amigos ( COM OS AMIGOS NIM! ) oiaheoiaoeihoiaeh

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

RECORD, A TRAPACEIRA


Antes de criar o blog, eu tinha algumas idéias na cabeça, algo que eu observava e que poderiam ser temas. A de hoje, era uma delas.
Demorei, mas vou falar sobre quem sonha em um dia ser a número um do Brasil, A Rede Record de Televisão.
Até alguns anos atrás, haviam duas emissoras que brigavam pela liderança do público, que era SBT e a GLOBO. Sempre com a Globo tendo uma boa vantagem sobre a segunda colocada, o SBT. E o que eu achava bem bacana nisso tudo, era que a Globo liderava sem ofender o SBT, e o SBT sustentava a segunda colocação sem precisar ficar criticando a primeira colocada.
Mas com o passar dos anos, apareceu uma outra emissora. A chamada Record, que investiu muita grana, em aparelhos de ultima geração, em tecnologia de ponta e em profissionais, estes que na maioria das vezes, vinham de uma tal de Globo.
É até bacana esse tipo de coisa, da mais amplitude para o telespectador e mais oportunidade para que outros profissionais apareçam na mídia, exercendo seu talento tranquilamente.
O que eu acho errado, intrigante, desleal e absolutamente antiético, é você ficar falando mal do seu concorrente. É chegar a um ponto de fazer um dos seus programas de maior audiência, (que foi um programa copiado), todo voltado para criticar, rebaixar e tentar roubar a audiência do seu “adversário”. Apenas por seu concorrente ter noticiado algo que estava na capa de todos os jornais, que foi quando o líder da Record e da Igreja Universal passou por problemas com a lei.
É dever de toda e qualquer mídia, levar informação aos seus seguidores. Uma informação verdadeira, e que naquele caso pareceu e muito.
Ainda no ponto de um falar mal do outro, quando eu assistia um programa sobre economia no “Record News”, o apresentador do qual eu não me recordo o nome, um que antigamente também trabalhava na globo, falou a seguinte frase “Quando eu trabalhava naquele canal, aquele do qual eu não lembro o nome, que lidera hoje, como chama mesmo?”. O cara pra fazer isso tem que ser no mínimo um profissional sem profissionalismo.
Você trabalha em um local durante anos, recebe salário certo, trabalha em um turno correto e quando é contratado pelo concorrendo sai e faz isso? Que profissional você é?
Outro ponto que incomoda e bastante são as copias de programas. A Fazenda nitidamente copia o Big Brother (que também é um programa que copiou outro). As telenovelas são uma busca constante de tentar chegar ao nível das telenovelas da globo. Quando não falamos do Domingo Espetacular, que é apresentado aos domingos, e que, claramente imita o Fantástico, entre outros tantos programas. Eu só não falo da programação da madrugada, pois essa não é copiada, a Igreja Universal pagou muitas vezes mais dinheiro, do que o horário vale, para ter a programação toda dela, e na Globo não acontece isso.
Alguns anos atrás a Record comprou os direitos de transmissão de alguns eventos mundiais. Você já reparou que sempre que a Record faz propaganda dos eventos, ela não fala bordões como: “Vai, Brasil”, “Brasil, nas Olimpíadas”, e pelo contrário, fala, “Record, o canal oficial das Olimpíadas no Brasil”, se promovendo e querendo desmerecer os concorrentes? Pois é isso que acontece.
Por traz de muito ódio, existe muita admiração.
Eu não digo que a programação da Record é ruim, não foi isso, disse apenas que a política apresentada pela tal, é mesquinha e de baixo nível.
Chega de copias e plágios, vamos praticar a originalidade e buscar a melhora, sempre levando o respeito e a ética em primeiro lugar.
Não acho 100% correta algumas atitudes da globo, mas em outra oportunidade falarei dela também.
Abraços, e até a próxima, se Deus quiser.


Conversa de amigo:

Lucas S. Gissi
Eu acho que a Record não tem qualidade pra ficar no topo das audiências
e a estratégia deles vem sendo atacar as outras emissoras, como por exemplo a Globo.
Outra coisa que eu acho um absurdo é uma Igreja que usa o dinheiro dos seus dízimos pra
comprar canais de televisão, mansões, iates, etc etc etc.. O maior erro que eles fazem é
misturar a Igreja, Deus, com o "mundo do dinheiro", lembrando
que não sou um
"defensor da Rede Globo" onde também tem muitas coisas que não concordo, mas essas
pessoas que se consideram "padres" na Record não me enganam igual esses "fiéis cegos" não...