quinta-feira, 16 de setembro de 2010

BULLYING


E aí malandragem, certo?
Quem aqui já foi zoado a um ponto de virar humilhação, de virar difamação e de você se sentir envergonhado a modo de nem querer sair mais de casa, sabe o que é o tão falado bullying.
Brincar entre amigos, um tirar sarro do outro e saber dos limites é a coisa mais normal. Todo mundo que estudou em colégio já passou tanto no papel de quem brinca, quanto no papel de quem faz parte da brincadeira, isso sempre existiu, só que como tudo na vida, a gozação também tem limite. E é quando esse limite é ultrapassado que a brincadeira para de ser brincadeira e se torna algo sério e grave, que é chamado de bullying.
O bullying pode ser feito através de um apelido, um gesto, por alguma música, um caçoar do outro ou até mesmo por um ato de violência, que é quando é mais grave.
Você caçoar de alguém é normal, todo mundo faz isso, até mesmo as crianças, e algumas são típicas entre elas, como “o cabeçudo”, “quatro olhos”, e até ficar falando da mãe alheia. Isso pode ser encarado como uma brincadeira, mas imagina todos os dias, o dia todo acontecendo isso, como fica a cabeça de uma criança?
Quase sempre quem o pratica, pratica propositalmente, não com o objetivo de brincar e sim de ferir a pessoa, para que ela fique sem saber como agir, ficando intimidada e sem reação. Pode ser feito por um grupo de pessoas ou simplesmente por um individuo só.
Também, esse ato pode ser feito de maneira indireta, e quem é a vitima as vezes nem fica sabendo que está sendo vitima. É quando o agressor fica falando mal dela pra todo mundo, para que fique com uma imagem negativa na sociedade, assim trazendo o preconceito, e ela passa a ser excluída de todo e qualquer grupo de pessoas existente.
O bullying é feito muitas vezes por uma simples diversão de todos, por raiva, por querer menosprezar ou as vezes só pela graça de ver alguém sendo humilhado.
Acontece geralmente em escolas, empresas ou um grupo de amigos, dentro desse grupo ou de um grupo contra o outro. Pode ser praticado por quem está um “nível” acima dos demais, como o patrão com o subordinado, quem é mais velho praticar com quem é mais novo, o mais alto zoar do mais baixo, o cara do fundão passar e dar um tapa na cabeça do menino da frente e por aí vai.
Alguns motivos que levam ao bullying é pela vitima ter alguma coisa incomum das demais, alguma parte do corpo maior que a outra, ter alguma cicatriz, ter voz diferente. Ou a diferença que for já é um grande motivo para a humilhação.
Ta certo, pode ser que varias pessoas que sofrem o tal do bullying é por falta de impor seu próprio respeito aos outros, deixando com que façam o que querem com ele, mas pensando, não é necessário você ficar se impondo sobre alguém. Cada um respeitando o espaço do outro é muito melhor.
As conseqüências podem ser drásticas e irreversíveis, depende de como a pessoa encara isso, podendo acarretar para o resto da vida de quem sofreu, podendo até desenvolver um trauma.
Alguns se intimidam e não conseguem ter um convívio em sociedade, outros partem para um ato mais “radical”, como se revoltar drasticamente contra quem o ofende, humilha, zoa até o limite e o intimida, estes podem ser alguns dos resultados que o bullying pode trazer.
Tenho certeza que todo mundo já viu um momento de ira de alguém que agüentou até o seu limite e partiu para a violência contra quem o zombou por tanto tempo.
É ruim, lamentável e deve ser levado e muito em consideração e cada vez mais com uma visão detalhada, para que se tomem um bom caminho para resolver o problema, que as vezes, pode parecer pequeno para quem olha de fora, mas para quem está vivendo e sendo a vitima pode ser algo que interferirá negativamente para o resto da sua vida.
Eu sou completamente a favor da brincadeira, da zoeira, de um brincar com o outro, mexer e tal, até porque sempre existiu brincadeiras desse tipo e não é agora que apareceu o nome BULLYING que vai mudar, cada um tem que saber impor seu próprio respeito e fazer com que todos saibam até onde deve ir a brincadeira com ele, mas concordo também que há pessoas que não tem como se defender e existem outras que não sabem do limite e abusam do seu poder.
Não basta apenas que a pessoa já tenha um problema por si só, tem que vim alguém para piorar ainda mais. Vamos nos respeitar.

Conversa de amigo:

Cesar:
Hoje em dia a moda eh se preocupar com oque nao precisa de preocupaçao....
exemplo "Bullying" que convenhamos eh uma bestera enooorme....
acho isso frescura de pirralho q na hora do vamo vê, borra as calças...
Hahahahha ceticismo a parte "inventaraum" um termo para os que nao
conseguem se impor diante de tal situação ficarem com aquela sensação de
"noooossa fui vitima de bullying hj na escola mãe 'snif' 'snif' "
AAAAA que isso cara... poo toma uma providencia...
soh se perseguido qdo vc da tal liberdade ....
essa galera q anda "sofrendo" ai na escola, são os que foram criados pela Vó
com leite com pêra, nunca falaram um "sai daqui seu filho da puta".
ahhh eh mais ou menos isso q eu acho sobre bullying....

PS: eu já pratiquei muito 'bullying' na escola e nem por isso traumatizei nenhuma infancia.

e pra quem acha q eu to falano merda aqui vai meu mais sincero FODA-SE ! :D e tenho dito

Um comentário:

  1. Velho... Só pela conversa no final tu merece palmas...

    BULLYING DE CU É ROLA...
    Eu sempre fui gordim e morei no sitiu...

    RESUMIDAMENTE...
    EU SEI DO QUE TO FALANDO ¬¬

    Abraço NIN XD

    ResponderExcluir